Visto de Estudante – Itália
Sem categoria
fev14

Tags

Posts Relacionados

Compartilhar

Visto de Estudante – Itália

 

Depois de providenciar passagem aérea, seguro saúde e local para morar, é hora de pedir o visto!

Para pessoas que moram em Santa Catarina e no Paraná, o pedido de visto pode ser feito no Consulado Italiano de Curitiba ( Rua Marechal Deodoro, 630, Shopping Itália, 21º andar). O consulado atende ao público das 9:00 às 12:00 horas de segunda a quinta e para pedir visto de estudante não é necessário agendar horário!

Ao chegar lá, não se desespere! Vai estar lotado de pessoas, mas a maioria é para pedido de cidadania italiana que nada tem a ver com os pedidos de vistos de estudantes!

Ai vai a lista de documentos necessários para o visto de estudante – Itália

  • Inscrição original do curso (carta convite caso seja bolsista) sempre em língua italiana
  • Se o curso for pago, apresentar comprovante de pagamento
  • Local para residir na Itália
  • Apólice de seguro saúde válido internacionalmente com cobertura minima de 30 mil euros ou formulário IB2 para contribuintes do INSS brasileiro (Acordo ítalo-brasileiro)
  • Demonstrar meios para se sustentar durante o período de estudos (alunos bolsistas não precisam). Pode ser uma declaração do Pai, garantindo um valor mínimo de 800,00 euros mensais, com assinatura reconhecida em cartório e anexando cópia simples do Imposto de Renda
  • Possuir cartão de crédito internacional – anexar cópia simples
  • Passaporte válido por no mínimo 90 dias além da duração do curso e do visto
  • Carteira de Identidade, Título de Eleitor e comprovante de Residência – anexar cópia simples frente e verso
  • Duas fotos 3×4, colorida, recente e sem data
  • Passagem aérea ou reserva – anexar cópia simples
  • Preencher o formulário para requerimento do visto Modelo Nacional tipo D – Longa Duração (o formulário pode ser preenchido no computador, mas deve ser entregue impresso)

O visto deve ser pedido ao Consulado Geral, pessoalmente, no período entre 30 e 10 dias antecedentes ao início do curso; é gratuito e demora de 4 a 5 dias para ficar pronto. Em alguns casos (como por exemplo: a carta de aceitação demorar para chegar) é possível pedir o visto com urgência e ele fica pronto em poucas horas.

Ah, e depois de pronto é preciso ir lá buscar, eles não enviam por correio. O passaporte e a carta de aceitação da universidade ficam no consulado e quando o visto estivar pronto eles devolvem os documentos originais.

Qualquer dúvida, é possível mandar email para o consulado. Confesso que mandei alguns, pois no formulário tinham alguns itens que eu não sabia ao certo como preencher, eles responderam todos os meus emails esclarecendo minhas dúvidas! O atendimento é ótimo!

Ciao,

Bruna Baratieri.